2023

Casa VLP

Detalhes

Casa VLP

2023Residencial

O formato trapezoidal do terreno, localizado em um condomínio de veraneio próximo a São Paulo, norteou a decisão formal da planta da Casa VLP. A residência tem a divisão tradicional entre bloco social e bloco íntimo, separados por um eixo de circulação central, que se inicia na entrada da casa. Esta entrada é marcada por um pergolado de madeira, que indicada o caminho e convida o indivíduo a entrar. O bloco social, à direita da entrada, é quadrangular, enquanto o bloco íntimo tem formato longitudinal e mais extenso. A divisão entre os dois blocos é percebida também pelo desenho da cobertura de duas águas, remetendo ao desenho tradicional de uma casa, que, no entanto, é divido por um vão central, conferindo assim mais iluminação e ventilação e quebrando visualmente com o potencial arquétipo de uma residência unifamiliar.

Ambos os blocos têm acesso direto à área externa, que conta com piscina e um generoso jardim. O bloco íntimo, composto tanto pelos quartos quanto pelos ambientes de serviço, dispõe ainda de varandas individuais escalonadas e acesso ao jardim lateral do terreno, conferindo conforto e privacidade a cada quarto, conformando também um desenho mais dinâmico para a planta fundamentalmente retangular. Tanto a varanda social quanto os quartos individuais tem acesso direto ao jardim central e piscina, a principal área de lazer da casa.

A suíte do casal conta com uma posição privilegiada, com varanda privativa para o fundo do terreno e também com uma janela estratégica na fachada adjacente, que permite o olhar contemplativo para a área da piscina.

A estrutura construtiva da Casa VLP é de concreto, e nos acabamentos predomina o uso da pedra e da madeira. A pedra é um elemento marcante no projeto, presente de diferentes maneiras, ora bruta ora tratada, no piso, paredes e bancadas. Os caixilhos, armários, forro do bloco social e mobiliário solto priorizam a madeira, trazendo calor e conforto aos ambientes, junto com uma escolha cuidadosa de tecidos e de iluminação. O paisagismo, por fim, completa e enriquece a volumetria e comodidade da casa. Um dos maiores desafios no desenvolvimento do projeto foi acomodar o programa extenso solicitado pelos clientes, sem abrir mão da amplitude dos ambientes, área externa considerável, ventilação e iluminação natural.

 

 

FICHA TÉCNICA

Localização: São Paulo

Inicio: 2021

Fim: 2023

Área Construída: 670m2

Status: Construido

Tipo de Projeto: Residencial

Arquitetura: Pascali Semerdjian Arquitetos

Equipe: Domingos Pascali, Sarkis Semerdjian, Fábio Rudnik, Lucas Fiorentino, Leopoldo Schettino

Interiors: Pascali Semerdjian Arquitetos

Construtora: Laer

Iluminação: Pascali Semerdjian Arquitetos

Piso: Portobello e Belas Artes

Pedras: Tresuno / Pedras Bellas Artes - Marble Shop

Fotografo: Fran Parente