Brinquedoteca MM01
Brinquedoteca MM01
2015ResidencialEsta Brinquedoteca de 247m2 em São Paulo, foi construída a poucos metros da casa onde a família vive. O projeto foi concebido para uma família que cresceu rápido e que precisava de espaço para os brinquedos das crianças e um local para sediar festas e eventos para todos.
A entrada discreta, para fins de segurança, abre-se com um convite para a brincadeira. Uma escadaria leva os visitantes a escolher entre três diferentes níveis.
O piso inferior é uma grande sala de TV para sessões de vídeo game e cinema, com uma cozinha integrada para apoio. Ela é marcada por uma arquitetura minimalista, sem excessos e fácil de manter. As portas de correr em ambos os lados conectam esse espaço com a área externa, que tem um escorregador integrada sob a escada de aço inox, localizado na extremidade de trás da casa.
O piso superior é uma cápsula metálica construído para permitir o uso do espaço em diferentes configurações. Para atendermos ao desafio de termos espaços flexíveis para diferentes necessidades, toldos e persianas foram incorporadas na estrutura de metal. Desta forma, o espaço pode expandir-se para se tornar maior ou menor, fechado ou aberto, e também pode ser facilmente desmontado no futuro, se os proprietários decidirem se mudar ou reformar a casa.
Em função das crianças que são as usuárias do espaço, o volume sobre a portaria foi transformado em uma torre de observação como um forte apache. Ele é conectado à casa através de uma ponte de corda vermelha que passa sobre um jardim, semelhante a uma pequena selva que está localizado no piso inferior. Graffitis de artistas brasileiros decoram a parede desse espaço, bem como as obras de arte de Anish Kappor, Keith Hering e OSGEMEOS que estão também integradas ao projeto arquitetônico.
FICHA TÉCNICA
-Localização: São Paulo,SP, Brasil
-Início: 2011
-Término: 2015
-Área do terreno: 300 m²
-Área construída: 310 m²
-Status: Construído
-Tipo de projeto: Lazer
• Arquitetura: Pascali Semerdjian Arquitetos
• Equipe: Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian