Casa AA
Casa AA
2015ResidencialDirecionados por uma estrutura já existente no terreno, procuramos fazer com que o projeto assimilasse as interferências dessa estrutura de forma natural em seu volume externo: o desnível na fachada frontal foi ainda mais acentuado pelos brises verticais metálicos que ajudam na composição da fachada.
Planos translúcidos como os brises, acontecem ao longo de toda a casa, interna e externamente, deixando de forma clara o conceito do projeto: planos verticais ou horizontais, de diferentes texturas, composições ou materiais que separam e ao mesmo tempo integram os ambientes. Esses planos também conectam e protegem a casa com o exterior, seja o jardim da própria casa ou a cidade, através de portões e guarda corpos vazados. Poucas e apenas fundamentais são as paredes de alvenaria que compõem o projeto.
O Jardim, que envolve toda a casa, possui em sua parte posterior uma piscina em ardósia verde em dois níveis,de forma que a pequena praia para descanso garante o uso da piscina como um estar semi submerso. As áreas de lazer como churrasqueira e lounge no andar térreo e suíte master no andar superior estão voltadas para esse jardim.
Não só o mobiliário fixo foi projetado pelo escritório, como também boa parte dos móveis como o apoio do som e vinis, a mesa de jantar e criados mudos e até mesmo a cuba do lavabo, que demandou a confecção de uma pequena e precisa maquete para a compreensão dos fornecedores e sua consequente execução. As demais peças de decoração e obras de arte,foram selecionadas pelo escritório não só em lojas e galerias, como também em acervos de colecionadores particulares. Em função das crianças que são as usuárias do espaço, o volume sobre a portaria foi transformado em uma torre de observação como um forte apache. Ele é conectado à casa através de uma ponte de corda vermelha que passa sobre um jardim, semelhante a uma pequena selva que está localizado no piso inferior. Graffitis de artistas brasileiros decoram a parede desse espaço, bem como as obras de arte de Anish Kappor, Keith Hering e OSGEMEOS que estão também integradas ao projeto arquitetônico.
FICHA TÉCNICA
-Localização: São Paulo, SP, Brasil
-Início: 2014
-Término: 2015
-Área construída: 316 m²
-Status: Construído
-Tipo de projeto: Habitacional
-Arquitetura: Pascali Semerdjian Arquitetos
-Equipe: Domingos Pascali, Sarkis Semerdjian, Linda Mattoli, Sofia Mazzuco, Luiza Campos, Julia Novoa